Como ser um poupador mesmo ganhando pouco?

Como ser um poupador mesmo ganhando pouco?
Como ser um poupador mesmo ganhando pouco?

É possível criar um pé de meia mesmo com uma renda baixa

A gente cresce ouvindo sobre a importância de guardar dinheiro para garantir a segurança financeira em momentos de necessidade ou de urgência, não é mesmo? Ensinamentos dos nossos pais e avós, por exemplo, e, até mesmo, do ambiente escolar, nos direcionam para fazer um “pé de meia”, olhando para um futuro tranquilo e seguro.

Mas, nem tudo acontece como planejamos. Às vezes, a renda que recebemos, principalmente no início da carreira, não é substancial e o hábito de poupar acaba ficando para depois. Muita gente tem como mantra: se sobrar, eu guardo dinheiro. 

Ao contrário do que pensamos, ganhar mais não garante que a cultura de economizar dinheiro seja estabelecida. Afinal, poupar é muito mais sobre organização financeira e prioridades do que, efetivamente, sobre o quanto se ganha. Então, sim, é possível ser um poupador mesmo ganhando pouco. Mas, e como fazer isso? Confira mais na sequência!

Veja também: Como ter acesso a melhores taxas de juros em empréstimos?

A mudança de hábito para quem quer ser um poupador começa com o gerenciamento financeiro atual de despesas e receitas de forma a manter um orçamento seguro e começar a criar condições para economizar dinheiro. Vamos aprender como fazer isso?

Tenha uma visão geral das suas finanças

Quando você visualiza onde está indo seu dinheiro, você consegue saber quais os pontos em que está havendo desperdício para “estancar” e reorganizar suas finanças. Planilhas, aplicativos, cadernos: escolha a metodologia que melhor se adequa a você e passe a ter, sempre em mãos, seu cenário financeiro. Por isso, anote as receitas e despesas para ter uma visão clara de todas as saídas e onde é possível economizar.

Tenha claro um objetivo

Quando sua renda é limitada, é importante que você tenha sempre em mente o porquê de estar poupando dinheiro. Inicialmente, quando você tem pouco recurso, torna-se mais fácil juntar dinheiro quando você sabe “para quê” usará aquela quantia. Essa é uma forma de criar um hábito que, posteriormente, acontecerá naturalmente.

Ampliação das fontes de renda

Aumentar seus recursos com atividades extras é uma boa forma de poder direcionar uma quantia maior para suas economias. Você pode, por exemplo, aprender uma atividade e encontrar uma forma de torná-la rentável. 

Constância é mais importante do que volume

Em resumo, mais do que economizar muito, o essencial é economizar sempre. Se, hoje, você pode poupar R$ 50,00 ao mês, foque em manter esse hábito por quanto tempo puder. Quando houver uma melhora em sua situação e você puder aumentar esse valor, aí é o momento de ampliar a quantia conforme for possível.

Busque apoio

Caso você tenha dúvidas sobre como poupar de forma correta, uma boa sugestão é buscar auxílio com um consultor financeiro. Ele irá te auxiliar a entender seu panorama financeiro atual, bem como traçar os próximos passos para poupar e realizar seus sonhos e planos.