Cresol Curitibanos

Você está em:
Home A Cresol Sicoper Cresol Imprensa Cresol Sicoper realiza primeiro módulo do Gercoop

Notícias

Confira as notícias sobre a Cresol

22 de Fevereiro de 2018

Cresol Sicoper realiza primeiro módulo do Gercoop

Nesta semana, de 20 a 22 de fevereiro, no Hotel Balneário, em Marcelino Ramos (RS), a Cresol Sicoper realizou o Módulo I do Programa de Capacitação em Gerenciamento de Cooperativas de Crédito (Gercoop), desenvolvido em parceria com o Instituto de Formação do Cooperativismo Solidário – Instituto Infocos, via Cresol Confederação e com recursos oriundos do Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo (Sescoop). Na oportunidade, 47 dirigentes de Cooperativas Singulares do Sistema Cresol Sicoper iniciaram a programação que se estende até o mês de dezembro de 2018.

Na terça-feira, dia 20, aconteceu o ato inaugural do projeto, que contou com a presença de diversas lideranças, entre elas, o Diretor-Presidente da Cresol Confederação, Cledir Magri, o Diretor-Presidente da Cresol Sicoper, José Silva, a Diretora do Departamento de Gestão de Pessoas, Iose Frizzo, o Coordenador de Ações Estratégicas e Formação do Instituto Infocos, José Carlos Vandresen, o Presidente da Cooperativa de Tecnologia da Cresol Baser, Alzimiro Thomé e a Secretária de Educação de Marcelino Ramos, Isabel Regina Ramsch. Além do ato, no mesmo dia, os participantes iniciaram o Módulo I do projeto, que abordou questões sobre o Sistema Financeiro Nacional.

Cleusa Terezinha Ragnini Zaparolli, Diretora-presidente da Cresol Paim Filho, avalia que essa primeira etapa do Gercoop trouxe um tema bastante importante que se vive diariamente nas Cooperativas. “Tivemos acesso a muitas informações e orientações importantes para o nosso trabalho. Assim, podemos melhorar a nossa atuação, entendendo melhor o mercado financeiro. Este é o início de mais uma caminhada de formação que a Cresol Sicoper nos propicia e que poderemos adquirir importantes experiências. Com certeza, vamos colher bons frutos”, enfatiza Zaparolli.

De acordo com Frizzo, a grande expectativa com relação ao Gercoop é que se possa oferecer as condições necessárias para aprimorar os conhecimentos de cada participante. “Em cada tema abordado, o Sistema Cresol Sicoper possibilita aos diretores, em suas Cooperativas, ter mais conhecimento sobre assuntos que são do dia a dia, mas exigem atenção e domínio. Esse projeto vem ao encontro de uma demanda que havia no Sistema, na busca de informações por parte dos dirigentes, e nós, através do Departamento de Gestão de Pessoas, com o auxílio dos demais departamentos, nos unimos para implementar essa formação. Avalio que essa é uma conquista histórica para a Cresol Sicoper no âmbito da capacitação de nossas lideranças”, salienta.

Para Magri, esse projeto tem importância e relevância nas Centrais, que compõem a Cresol Confederação. O início das atividades, realizadas através do projeto Sescoop, é um marco importante. “Buscamos valores expressivos, que nos dá a possibilidade de desenvolver ações formativas, focadas nos diferentes segmentos que fazem parte das nossas Cooperativas Singulares, em especial colaboradores e dirigentes. Estes são públicos importantes, que precisamos qualificar diuturnamente.” Magri ressaltou que esse processo de capacitação e de treinamento é fundamental e indispensável para que as equipes possam desenvolver com excelência suas funções no dia a dia, seja no âmbito estratégico, da governança, seja no ponto de vista técnico e operacional. “Não temos dúvida de que, ao final deste projeto, teremos um quadro muito mais preparado e capacitado. Vale lembrar que a formação, a capacitação, a educação, a informação, constituem o quinto princípio do cooperativismo e, dessa forma, temos o grande compromisso de torná-lo prático e efetivo no dia a dia das nossas organizações”, enfatiza Magri.

Sobre o Gercoop
O Gercoop é direcionado para diretores e conselheiros de Cooperativas e tem duração de 12 meses, contemplando 340 horas/aula. O objetivo da atividade formativa é oferecer conhecimentos técnicos específicos de instituições financeiras cooperativadas a todos que têm responsabilidade na administração direta das cooperativas do Sistema Cresol Sicoper.

São 9 módulos que contemplam os seguintes assuntos: Sistema Financeiro Nacional, Fundamentação do Cooperativismo: Evolução, Histórico e Perspectivas; Gestão de Negócios cooperativos; Operacionalização das Políticas de Crédito Rural; Normativas para Cooperativas de Crédito; Gestão de Riscos; Governança Cooperativa Cresol; Gestão Estratégica de Pessoas; e Ações Estratégicas. Ao final da programação, no 10° módulo, os participantes realizam a defesa do Plano de Ação Cooperativo sobre um dos temas apresentados nos módulos anteriores, visando colocar em prática os conhecimentos adquiridos.

/
Confira mais notícias