O canal de comunicação tem por objetivo acolher os registros de cooperados, colaboradores, conselheiros, diretores, usuários de produtos e serviços, parceiros ou fornecedores, para reportar situações com indícios de ilicitude de qualquer natureza, relacionadas às atividades executadas no âmbito do Sistema Cresol Sicoper, assim entendido a Cooperativa Central, as empresas e instituições a ela vinculadas, dentre as quais o Instituto Sicoper e a Corretora de Seguros Solidária, bem como as Cooperativas Singulares Filiadas.
Para que o registro seja concretizado, o formulário eletrônico deve ser preenchido de forma correta, por meio da identificação do(s) denunciado(s), dos fatos e circunstâncias, bem como do período em que tenha ocorrido o evento.
Os registros recepcionados pelo canal de comunicação são encaminhados para os responsáveis pela apuração e decisão sobre a adoção das medidas cabíveis, com base na legislação vigente e no Código de Conduta do Sistema Cresol Sicoper.
O canal de comunicação permite que o manifestante registre o indício de ilicitude sem se identificar, bastando selecionar a opção "Não autorizo minha identificação"