Cresol Santa Maria

Você está em:
Home A Cresol Sicoper Cresol Imprensa Comitiva de dirigentes da Cresol Sicoper participa de intercâmbio cooperativo no Canadá

Notícias

Confira as notícias sobre a Cresol

19 de Setembro de 2019

Comitiva de dirigentes da Cresol Sicoper participa de intercâmbio cooperativo no Canadá

De 7 a 15 de setembro, uma comitiva formada por 10 diretores de Cooperativas Singulares da Cresol Sicoper e 1 coordenador da Central Cresol Sicoper, juntamente com o Diretor-Presidente do Sistema, José Silva, participou de um intercâmbio cooperativista internacional. Na oportunidade, o grupo esteve nas cidades de Quebéc, Lévis e Montreal, visitando a Cassie d'Économie Solidaire, a Sociedade Histórica Alphonse Desjardins, a Casa Histórica Alphonse Desjardins, a Entidade Batirante, a Cooperativa Escola CoopUqam, a Casa do Desenvolvimento Sustentável e a Central Desjardins.

A experiência teve como objetivo conhecer o Sistema Desjardins, criado há quase 120 anos, bem como as entidades interligadas a ele, que promovem o desenvolvimento local, dando melhores condições de vida e de trabalho a seus membros. Entre os temas abordados nas visitas, destacam-se: Perspectiva histórica, Educação Financeira e Governança Cooperativa no Sistema Desjardins; Aplicações responsáveis e a relação de assessoria financeira com o cooperado; Case de Previdência complementar aplicado no Sistema Desjardins; Desenvolvimento do quadro social e a retenção de cooperados; Fundos sociais do Sistema Desjardins; Cooperativa escola, entre outros.

Miguel Moscon, Diretor-presidente da Cresol Guarani das Missões, salienta que a experiência contribuiu grandemente com a bagagem cultural. “É evidente como a população vê a questão financeira com o viés de planejamento e de futuro, o que é algo que, enquanto cooperativismo, buscamos fomentar continuamente. Foi um momento incrível, que contribuirá em nossa atuação nas Cooperativas Singulares”, frisa Moscon. Cleusa Terezinha Ragnini Zaparolli, Diretora-presidente da Cresol Paim Filho, ressalta que a experiência foi extremamente positiva porque as atividades realizadas permitiram conhecer situações bem-sucedidas do cooperativismo. “O que mais chamou a atenção foi a força que o cooperativismo tem, a relação de confiança que se estabeleceu com a população e a educação financeira, que transita em vários âmbitos, inclusive no círculo familiar. Nosso desafio é implementar, de acordo com nossa realidade, os aprendizados construídos nesse momento. Saímos animados e empolgados em fortalecer cada vez mais nosso cooperativismo”, destaca Zaparolli.

José Silva, Diretor-Presidente da Cresol Sicoper, salientou que o objetivo da viagem foi de buscar novas tecnologias e expertises no intuito de otimizar o relacionamento com o cooperado. “Esse intercâmbio nos permite aprimorar nossa atuação, tanto com os cooperados, quanto com as comunidades onde estamos inseridos, o que nos qualifica enquanto Sistema. Os temas debatidos são de grande porte estratégico, nos possibilitando pensar no planejamento da Cresol Sicoper, sempre com foco no nosso associado, que é o nosso principal ativo”, finaliza Silva.

/
Confira mais notícias